25 de Abril

domingo, 19 de abril de 2009

O que me separa do Paulo Guinote. Uma discussão amistosa em torno dos objectivos da luta dos professores


O que me separa do Paulo Guinote. Uma discussão amistosa em torno dos objectivos da luta dos professores
O Paulo Ginote entendeu brindar-me com um post a que deu o título de "As Vantagens do Debate". Usando uma escrita elegante e uma lúcida argumentação, o Paulo procurou desmontar os meus argumentos no post "Afinal o que querem? Eu já não os consigo perceber!" Afinal, o que me separa do Paulo? Serei breve.
1. O Paulo Guinote argumenta que qualquer outro Governo, que não passe por nova maioria absluta do PS, será tão mau quanto este para os professores. E vai daí, conclui não haver vantagens em que a agenda da luta dos professores inclua a derrota do PS nas próximas eleições. Guinote afirma que o PSD seria tão mau quanto o Governo de Sócrates e que um governo minoritário de Sócrates com apoios, presumo que pontuais, do PCP ou do BE, não faria grande diferença.
2. Discordo totalmente desta posição. E considero que ela favorece Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues e enfraquece os professores. Se há matéria que crie dificuldades a este Governo é a questão da perda da maioria absoluta e todos sabemos que, se houve uma mobilização geral dos professores e respectivas famílias, o PS perderá a maioria absoluta. É só fazer contas. Não descarto a possibilidade de, na sequência do Freeportgate, o PS perder as eleições. Se isso acontecer, será uma catástrofe e uma desgraça para Sócrates e os seus mais fiéis amigos e seguidores.
3. Explico as razões, com o comentário que deixei no blog do Paulo Guinote:
"Em primeiro lugar, agradeço a atenção e o espaço que me dedicaste. E agradeço também o tom amistoso da argumentação usada. Nisto, estamos em desacordo. Na minha opinião, qualquer Governo será melhor do que este porque, lamento dizê-lo, a elite que tomou conta do poder, através da mentira, não tem a mais pequena réstia de moralidade. Não vou invocar aqui as razões porque não estou para levar um processo, mas todos sabemos do que eu estou a falar. Farias um grande favor aos professores se juntasses a tua voz aos que dizem: não voto neste PS! Isso seria mais eficaz do que milhares de pareceres jurídicos que, como sabes, não vão trazer resultados favoráveis aos professores porque, no limite, há sempre um Tribunal Constitucional que é constituído, maioritariamente, por gente do PS".
You might like these stories:
Construção abandonada há mais de 2 décadas. O edifício está ...
Onde guardo os meus documentos?
Protesto dos docentes na Assembleia da República

Publicada por Ramiro Marques

Sem comentários: