Se tens vocação para professor(a) e tencionas fazer uma candidatura a um curso de formação de professores, este aviso é para ti!
1.tu crês que a função primordial do professor é ensinar e essa é a principal razão por que queres ser professor(a);
2.tu julgas que ser professor é ter tempo para aprofundar a relação pedagógica e, dessa forma, ajudar as crianças e adolescentes a florescerem;
3.tu acreditas que ensinar é centrar energias e tempo na promoção da aprendizagem dos alunos;
4.tu ouviste dizer que o professor tem liberdade pedagógica e um grau elevado de autonomia;
5.tu acreditas que as escolas são espaços de liberdade e de cultura colaborativa e colegial.
Lamento dizer-te: estás enganado.
Os modernaços do PÊ Ésse, em três anos de governação, acabaram com isso tudo. Ora vê:
a. por via de uma incontinência legislativa e de um currículo absurdo, impuseram como principal função do professor, não o ensino, mas a prestação de contas à tecnoburocracia;
b.por via de um estatuto da carreira docente absurdamente burocrático e competitivo, fizeram abater sobre os professores uma montanha de papéis e de relatórios, peis, planos de recuperação, actas, etc.
c.impuseram a lei do silêncio nas escolas;
d.por via de um modelo de avaliação e de um ECD extremamente burocráticos e injustos, dividiram os professores em duas categorias e impediram dois terços de acederem ao topo da carreira.
e.criaram um sitema de acesso à profissão que obriga os candidatos a fazerem 3 exames, ficando eliminados se não obtiverem, pelo menos 14 valores, a todas as provas.
Os modernaços do Pê Ésse deram cabo dos teus sonhos. É tua a resposta que eles mais temem: não votes PS nas próximas eleições.
Sem comentários:
Enviar um comentário