25 de Abril

sábado, 10 de maio de 2008

10 dicas para o coordenador de departamento

1. Não fale mal dos colegas pelas costas.
2. Quando um colega está em incumprimento, diga que deseja falar com ele(a) em privado.
3. Nunca faça críticas de um colega em público.
4. Quando um(a) colega está a ter dificuldades ou problemas, pergunte-lhe se ele(a) deseja ajuda.
5. Diga aos seus colegas que podem confiar em si e seja digno dessa confiança.
6. Perante situações complicadas ou queixas, não formule juízos de valor; descreva a situação com objectividade.
7. Em vez de julgar, pergunte: "como é que eu poderei ajudá-lo (a) a fazer as coisas de outra maneira?
8. Converse com os colegas em dificuldades sobre as melhores estratégias para resolver os problemas.
9. Quando lhe vêm fazer queixas de alguém, não diga nada; ouça apenas.
10. Quando lhe pedem a solução para um problema e você não está seguro da resposta, diga apenas: bem, vou informar-me melhor do problema!
Para aprofundar, ler o meu livro Motivar os Professores: Um Guia para o Desenvolvimento Profissional (Editorial Presença, 2003).

Sem comentários: