25 de Abril

quinta-feira, 22 de maio de 2008

O rosto da precariedade e da injustiça





Quando saíram do autocarro da Câmara de Loures, após uma visita de estudo, muitos dos alunos da EB1 de Frielas acenaram a Fernando Oliveira. "Olha o professor de Ginástica."

Há duas semanas Fernando Oliveira – que assegurava a Educação Física e o transporte das crianças da escola para a associação Cantinho da Pequenada, local onde são realizadas as actividades de enriquecimento curricular – foi informado da sua dispensa. "Disseram-me que não me relacionava bem com os pais, o que não é verdade", relata o docente, que auferia 435 euros por 12 horas semanais (a recibos verdes). Agora distribui fruta.

A opinião dos pais sobre Fernando Oliveira é positiva. "Não concordo com a saída dele. Só entregava as crianças quando os pais chegavam, o que era bom", salientaEdite Santos, mãe de uma aluna. Isabel Lousa refere que nos últimos dias a neta, do 3º ano, passa a hora da ginástica "a fazer desenhos". "Vai chateada para casa por não ter a disciplina", diz.

A responsável da associação Cantinho da Pequenada, Patrícia Ventura, recusa explicar os motivos do despedimento e informar se as crianças estão a ter Educação Física. "Informei quem devia informar", afirma.


Celina do Adro, presidente do Agrupamento de Escolas João Villaret, refere que a maior preocupação "é que o professor fosse rapidamente substituído". A responsável adianta que "não foi dito nada de desfavorável sobre o professor, tenho pena de que as crianças tenham ficado sem o técnico", até porque havia actividades programadas para o final do ano lectivo.

Sobre o protocolo com a associação Cantinho da Pequenada, Celina do Adro frisa que "tem de ser cumprido". Fonte da Câmara de Loures informa que já foram contratados dois professores, mas que uma das docentes lesionou-se e que os alunos da tarde não tiveram aulas esta semana. Fernando Oliveira é recebido pelo vereador da Educação na quarta-feira.

In Correio da Manhã de hoje.

Sem comentários: