Centro histórico de Valência
A Sociedade Portuguesa de Matemática aprovou um parecer negativo face às provas de aferição de Matemática. Regista-se o silêncio da APM que, ao que sei, ainda não se pronunciou. O dirigente máximo do GAVE divulgou um estranho comunicado a criticar a posição tomada pela SPM onde afirma - pasme-se! - que a SPM não tem competências de avaliação educacional para criticar as provas de aferição de Matemática.
O parecer da SPM destaca dois problemas: "Em primeiro lugar, os enunciados contêm um número exagerado de questões demasiado elementares. Mesmo com estas questões, os resultados têm sido maus. Imagina-se que poderiam ser bastante piores se os enunciados fossem mais exigentes. Em segundo lugar, os enunciados têm pecado por um vício pedagógico: não se centram em questões relacionadas com os algoritmos e os conceitos básicos que os alunos deveriam dominar, mas sim em aplicações diversas, com questões em que a interpretação e a conjectura sobre os pressupostos assumem um papel excessivo. Infelizmente, é a ultrapassada teoria da “aprendizagem em contexto” e do “ensino organizado em competências” que está a ser exageradamente aplicada, tal como está a ser exagerada a importância da “comunicação matemática”, em detrimento dos conteúdos curriculares preciso".
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