25 de Abril

terça-feira, 20 de maio de 2008

Um retrato da escola portuguesa ou como os políticos têm vindo a destruir o currículo escolar



Onde estão as melhores escolas do mundo?
Claro! Está certo! Em... Portugal
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico.

Disciplinas e áreas curriculares não disciplinares
1. Língua Portuguesa
2. História
3. Língua Estrangeira I - Inglês
4. Língua Estrangeira II - Francês (ou outra)
5. Matemática
6. Ciências Naturais
7. Ciências Físico-Químicas
8. Geografia
9. Educação Física
10. Educação Visual
11. Educação Tecnológica
12. Educação Moral e Religiosa Católica (facultativa)
13. Estudo Acompanhado
14. Área de Projecto
15. Formação Cívica
É isso! Contaram bem! - São 15
Carga horária = 36 tempos lectivos
A Escola ainda:
Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar de os professores não terem formação específica para isso;
Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar de os professores não terem formação específica para isso;
Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos, como:
* Currículos Alternativos

* Percursos Escolares Próprios

* Percursos Curriculares Alternativos

* Cursos de Educação e Formação

Mas há mais....
A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:

* Educação sexual
* Prevenção rodoviária
* Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares, etc.
* Preservação do meio ambiente
* Prevenção da toxicodependência
* Etc, etc...
Não foram os professores que criaram esta aberração curricular. Foram os políticos que nos têm (des)governado. É por isso que o ME é o principal responsável pelo insucesso escolar dos alunos. Com um curriculo tão aberrante como este ainda me admiro como é que há tantos bons alunos. Imaginem o que seria se o currículo escolar for adequado. O que tem valido é o bom senso e o profissionalismo dos professores. Fazem milagres com um currículo destes e com a instabilidade curricular e pedagógica constante a que o ME obriga as escolas.

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