25 de Abril

terça-feira, 6 de maio de 2008

No distrito de Bragança o novo mapa dos CFAEs já está concluído: há 5 CFAEs e passará a haver 2



Em reunião ocorrida ontem, 2ª feira, entre os diversos CEs e DREN ficou “cozinhado” o novo mapa de CFAEs do distrito.

Assim:

O distrito tem 12 concelhos, alguns deles bastante afastados entre si, como por exemplo Mogadouro e Vinhais ou Freixo E. Cinta e Mirandela, em que as estradas nacionais são a ligação real entre as localidades, à parte o eixo do IP4 Mirandela/Macedo de Cavaleiros/Bragança.
Mais de 2500 professores. 4 Escolas secundárias e 16 agrupamentos verticais de escolas.

Havia 5 CFAEs:
Bragança e Vinhais (sede em Bragança – distância de 20 Km)
Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro (sede em Mogadouro – abarcando toda a região do “planalto mirandês” – distância de cerca de 30 Km entre os 3 concelhos)
Torre de Moncorvo, Freixo de E. Cinta, Alfândega da Fé, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães (sede em Torre de Moncorvo – distâncias entre os 40 e os 80 Km entre os vários concelhos)
Mirandela
Macedo de Cavaleiros

Passará a haver 2 CFAEs:
Torre de Moncorvo, Freixo de E. Cinta, Alfândega da Fé, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Mirandela (sede será em Vila Flor – as distâncias aumentam em alguns casos para mais de 100 Km…) – mais de 1000 professores…
Bragança, Vinhais, Mogadouro, Vimioso, Miranda do Douro e Macedo de Cavaleiros (sede em Bragança – as distâncias andam em alguns casos em mais de 100 Km…) – mais de 1500 professores…

Enfim, esta é a realidade do interior profundo, onde existe apenas 1 instituição de ensino superior público e 2 instituições de ensino superior privado, sendo mais rápida qualquer deslocação a Zamora ou a Salamanca do que a Braga ou ao Porto, ficando Madrid mais perto que Lisboa e, pasme-se, o distrito de Bragança continua a ser o único distrito do país sem qualquer Km de auto-estrada!!!


(Professor que pede para não ser identificado)

Sem comentários: