25 de Abril

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Uma ideologia pedagógica cheia de ideias erradas

Nos últimos anos, o ME tem estado ocupado, maioritariamente, por ideólogos que, saídos das escolas há muito tempo, perderam o contacto com a realidade. Ao mesmo tempo que esses iedólogos perderam o contacto com a realidade, foram enchendo a cabeça de ideias feitas, nunca provadas, jamais confirmadas por estudos empíricos, e que foram fazendo o seu caminho, enchendo as páginas de revistas e jornais, num processo de transmissão do saber profundamente escolástico, caracterizado pela captura do debate público por pequenos grupos que se foram citando uns aos outros.
Essa ideologia pedagógica assenta em várias ideias erradas:
1.A ideia de que existe uma oposição entre ensinar competências e ensinar conteúdos: consideram que a primeira posição é mais válida que a segunda.
2.A ideia de que o único ensino válido é o que "imita a vida", ou seja, que está profundamente ligado à experiência de vida das crianças e dos jovens.
3.A ideia de que as tarefas de repetição, prática e treino supervisionado não têm valor pedagógico e, portanto, devem ser evitadas na escola.
4.A ideia de que as crianças têm sempre razão e de que a culpa pelos seus fracassos cabe sempre aos professores.
5.A ideia de que se pode ensinar tudo através do jogo e sem o apelo ao esforço.
6.A ideia de que a aprendizagem pode e deve ser sempre divertida e lúdica.

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